Bolo Delícia «Toddy»

Gosto de livros de culinária antigos. E tenho um particular fascínio pelos livros de cozinha publicados pelas marcas de produtos alimentares. Sobretudo após 1950 parecem-se multiplicar-se as publicações, acompanhando a diversificação dos produtos disponíveis em Portugal.
A primeira fábrica «Toddy» na Europa, abriu na década de 1950, em Belas, concelho de Sintra. Contudo, a marca existia desde a década de 1930 na América do Sul, tendo posteriormente conhecido a sua expansão para a América do Norte e Europa. A fábrica de Belas fechou em finais da década de 1980, tendo o produto saído do mercado nacional.



Esta receita de "Bolo Delícia" encontra-se num pequeno livro de receitas publicado pela marca em Portugal em 1962(?). Este livro tem como particularidade um pequeno prefácio de Helena B. Sangirardi, uma autora marcante na história da gastronomia brasileira e autora do livro "A alegria de cozinhar", em finais da década de 1940.
Uma vez que o Toddy já não se encontra disponível em Portugal, utilizei Coqui... o sabor não é igual, mas será talvez o mais próximo.



Ingredientes:
120 gr. de manteiga à temperatura ambiente
400 gr. de açúcar
2 ovos inteiros
60 gr. de Toddy (Coqui)
20 ml. de leite
20 ml. de café forte frio
1 colher de chá de essência de baunilha
250 gr. de farinha
3 gr. de fermento em pó

Preparação:
1. Aquecer o forno a 180.ºC e preparar uma forma redonda de 24 cm.
2. Bater muito a manteiga com o açúcar.
3. Juntar os ovos, o Toddy e a baunilha e continuar a bater.
4. Juntar o leite e o café gradualmente, intercalando com a farinha e o fermento (a massa fica muito liquida, pelo que é preciso algum cuidado ao envolver a farinha)
5. Levar ao forno cerca de 50 a 60 minutos.