Pão de castanha e centeio


Participo pela primeira vez no desafio Dia um... na cozinha, que este mês tem como mote o pão. O pão está totalmente fora da minha área de conforto, mas então lembrei-me de algumas coisas que andei a ler sobre a história da alimentação. E optei por um pão de castanha e centeio.
As castanhas e as bolotas, apesar da escassez de fontes históricas escritas, foram uma das bases da alimentação das populações mais pobres do Sul da Europa, pelo menos, até ao século XV. A descoberta da América e a chegada de produtos como a batata e o milho alteraram radicalmente este cenário. As castanhas e as bolotas foram, progressivamente, perdendo o seu lugar à mesa dos portugueses e, actualmente, as castanhas são um "petisco" de preço elevado e as bolotas são consideradas, regra geral, alimento dos animais.
Este pão recupera o espírito de um tipo de alimentação que hoje ignoramos e devolve-nos a simplicidade, mas também o potencial nutritivo, dos alimentos de outros tempos. Este pão escuro apresenta um miolo denso e uma côdea estaladiça. É perfeito para acompanhar entradas salgadas com sabor intenso.




Ingredientes:
250 ml. de água morna
30 ml. de azeite
2 colheres de sopa de mel
25 gr. de fermento de padeiro
165 gr. de farinha de castanha
350 gr. de farinha de centeio
sal

Preparação:
1. Dissolver o fermento em água morna.
2. Adicionar o azeite e o mel.
3. Juntar as farinhas de centeio e de castanha e o sal e amassar muito bem. Se necessário, acrescentar mais um pouco de farinha de centeio, caso a massa esteja muito húmida.
4. Colocar a massa num local quente e abafado e deixar repousar por aproximadamente 2  a 3 horas.
5. Amassar novamente e colocar a levedar em local quente durante 1 hora, já com a forma que irá ao forno.
6. Levar a cozer em forno pré-aquecido a 180.º C, durante cerca de 50 a 60 minutos.