//codigo adicionado a pedido de Popcorn metrics

1 de junho de 2013

Tarte de pinhão

Todas as semanas passo várias horas a pesquisar receitas na internet. Visito blogs e sites, aprendo novas receitas, invejo capacidades técnicas, observo fotografias de foodstyling e penso sobre qual será o meu próximo desafio. Gosto de me desafiar e tentar novas ideias, sejam novas combinações de sabores ou formas de preparação.
Esta semana fiquei indeciso entre duas receitas, uma tipicamente mediterrânica, outra de inspiração anglófona. Pedi opinião e a resposta foi imediata... "pinhão".


Ingredientes:

Massa
200 gr. de farinha
100 gr. de manteiga
100 gr. de açúcar
1 ovo
7,5 ml. de vinho generoso
1 gema

Recheio
100 gr. de sêmola de trigo
65 gr. de açúcar
5 dl. de leite gordo
100 gr. de pinhões
10 gr. de manteiga
2 ovos
2 colheres de sopa de mel

Preparação:

Massa
1. Colocar a farinha e a manteiga (cortada em pedaços pequenos) no copo do processador de alimentos e pulsar até que a mistura se assemelhe a migalhas.
2. Juntar o açúcar e pulsar brevemente, só até incorporar.
3. Juntar o ovo batido e pulsar novamente.
4. Juntar o vinho lentamente, com a máquina em funcionamento, até que a massa forme uma bola. É importante não trabalhar demasiado a massa.
5. Embrulhar a massa em papel vegetal ou de alumínio e refrigerar.

Recheio
1. Cortar os pinhões grosseiramente com uma faca (não usar a picadora).
2. Colocar o leite num tacho e levar ao lume até ferver e juntar a sêmola, lentamente, mexendo sempre para evitar que crie grumos.
3. Cozinhar a sêmola em lume brando durante 5 a 6 minutos, até a mistura ficar espessa e aveludada.
4. Retirar do lume e adicionar o açúcar, a manteiga, o mel e os pinhões.
5. Quando a mistura se apresentar morna, adicionar os ovos batidos mexendo vigorosamente, até a mistura se apresentar novamente macia e cremosa.

Montagem
1. Aquecer o forno a 180ºC.
2. Numa superfície enfarinhada, esticar 2/3 da massa até ficar com uma espessura de 3 mm. Numa forma tarte de 22 cm, com fundo removível, enfarinhada, colocar a massa, pressionando com cuidado nos cantos e laterais.
3. Esticar a restante massa num quadrado e cortar tiras de 0,5 cm.
4. Colocar o recheio na forma e alisar a superfície com uma colher. Colocar por cima as tiras de massa, criando uma treliça. Pincelar as tiras de massa com a gema de ovo e levar cerca de 45 minutos ao forno.
5. Quando o recheio se apresentar dourado e elevado, retirar do forno. Retirar da forma e deixar arrefecer sobre uma rede (o recheio irá perder volume).

1 comentário:

Gadget

Este conteúdo ainda não se encontra disponível em ligações encriptadas.