Mahalabiya


Sempre que posso gosto ver o Masterchef Austrália. Entre as várias versões nacionais do programa, esta parece-me ser uma das mais interessantes, seja pela dinâmica entre concorrentes e apresentadores, seja pela multiplicidade de tradições gastronómicas abordadas. Num episódio recente, uma das concorrentes preparou este doce tradicional do Médio Oriente.
Na internet encontramos múltiplas versões desta sobremesa, que conhece ligeiras variações de país para país e, até, de família para família. A receita que apresento a seguir pareceu-me ser a mais simples, e o resultado não podia ter sido melhor. Ao creme de leite leve e fresco adicionamos apenas a quantidade necessária de compota para fazer sobressair o aroma de flor de laranjeira do creme




Ingredientes:
1000 ml. de leite
100 gr. de açúcar
100 gr. de amido de milho
3 colheres de café de água de flor de laranjeira
100 gr. de compota de alperce

Preparação:
1. Adicionar o açúcar a 900 ml. de leite num tacho e colocar em lume forte até ferver. Reduzir o lume para o mínimo e deixar ferver 2 a 3 minutos.
2. Dissolver o amido de milho em 100 ml. de leite frio. Retirar o leite do lume e incorporar este preparado, não parando de mexer.
3. Adicionar o aroma e recolocar em lume médio-baixo, mexendo sempre, durante cerca de 5 minutos.
4. Retirar do lume e distribuir por tigelas individuais, ou colocar numa única tigela.
5. Deixar no frigorífico, se possível, de um dia para o outro.
6. Antes de servir, colocar uma colher de sopa de compota em cada dose.